Manual de Utilização do Gnomebaker

(Backup de Arquivos no PRDigital)

09.png

Este procedimento irá auxiliar o admlocal de cada escola, passo-a-passo, a efetuar o backup (cópia de segurança) dos principais arquivos e diretórios com informações críticas e/ou fundamentais para cada usuário. É bom lembrar que os arquivos gravados no HD da secretaria devem ser salvos em um backup frequentemente para evitar perdas.

OBS.: O projeto PRDigital não prevê um backup geral ou automatizado em função da quantidade de dados e o fato de estarem descentralizados, por este motivo cada usuário é responsável em fazer seu próprio backup.

1. O que é o Gnomebaker?
A aplicação gnomebaker destina-se à gravação de cd's e dvd's em Linux. Foi desenvolvida no âmbito do projeto Gnome. Caracteriza-se pela facilidade de uso e pelo ambiente gráfico fácil de entender.

1.1. Como acessar o GnomeBaker?
Abra o aplicativo pelo menu “Aplicações – Sistema – Gravar CD/DVD”

10.png

1.2. Entendendo a janela principal do gnomebaker:

11.png

2. Apagando um CD regravável (CD-RW)

Antes de gravar num CD-RW é necessário certificar-se que está pronto para gravação, sugerimos que seja apagado seu conteúdo para evitar algum problema relativo a algum arquivo já gravado ou para identificar alguma área defeituosa.

- Clique no botão “Apagar CD-RW” da barra de – ferramentas:

12.png

- Selecione o terminal com o gravador de CD's, já cadastrado pelo admlocal conforme Manual do Admlocal, e clique no botão “OK”:

13.png

- Clique no botão “Ver saída” e caso falhe não utilize o CD para gravar arquivos importantes:

14.png

- Ao ser ejetado feche novamente a unidade com o CD-RW para realizar a gravação.

OBS.: Neste momento não é possível realizar gravações em multisessão, nas próximas versões do PRDigital este problema será corrigido. Por este motivo não poderemos reaproveitar um CD ou importar uma sessão existente, caso seja um CD-RW é possível limpar, no caso de CD-R só é possível gravar uma vez.

3. Realizando o backup passo a passo

Em informática, backup refere-se à cópia de dados de um dispositivo para o outro com o objetivo de posteriormente recuperá-los, caso haja necessidade ou algum problema com os dados originais. Para que cada usuário possa gravar os dados da sua “Pasta Pessoal” siga os passos abaixo:

a) Abra o aplicativo gnomebaker pelo menu “Aplicações – Sistema – Gravar CD/DVD”, não é necessário montar o CD.

b) Selecione os arquivos a serem gravados arrastando-os para a área de arquivos a serem gravados ou dê um clique direito sobre os arquivos e selecione a opção “Adicionar”:

15.png

c) Após selecionar todos os arquivos a serem gravados, verifique o quanto utilizará do CD depois da gavação e clique no botão “Criar Disco de Dados”:

16.png

d) Selecione o gravador, já cadastrado pelo admlocal e clique no botão “Iniciar”:

17.png

e) Certifique-se em que o CD esteja no Gravador de CD's e clique no botão “OK”:

18.png

f) Caso não haja falhas durante a gravação, o processo estará completo e o CD será ejetado, apenas clique no botão “Fechar”:

19.png

É isso aí!

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License