Cadastrar e Remover Multiterminais

Informações Iniciais

Quando os mouses ou teclados deixarem de funcionar, há um procedimento a ser tomado pelo admlocal, que além de ser rápido, faz com que os multiterminais volte a funcionar corretamente. Esse procedimento é apenas um descadastramento e cadastramento do multiterminal no servidor. Esse processo não faz perder nenhum dado, portanto é altamente seguro fazê-lo.

Esse processo é bem simples, basta saber o número do multiterminal a ser removido. Se você não sabe o número do multiterminal, entre em Aplicações —> Sistema —> Terminal e digite o comando who e dê Enter.

e veja o número que aparece na linha do admlocal, esse é o número do terminal

Para facilitar ações futuras nos multiterminais, peço que os admlocais colem no CPU da ilha o número de identificação que ela está cadastrada no servidor

Removendo multiterminal

Logo após a instalação da servidora, os multiterminais, quando ligados pela primeira vez, necessitam ser cadastrados para que ela saiba exatamente quantos multiterminais existem e qual é o número (endereço) de cada um. Esse procedimento já foi executado na Instalação.

No entanto, em alguns casos se torna necessário descadastrar multerminais quando, por exemplo, alguma placa de rede deixa de funcionar. Como a servidora conhece o multiterminal pelo endereço (MAC4.1 da placa de rede, no momento em que ela deixa de funcionar, a servidora não consegue mais enviar e nem receber informações desse multiterminal. Desse modo, para o multiterminal voltar a funcionar é preciso que a placa de rede seja trocada. Para isso é necessário que o multiterminal seja removido da servidora, para apagar o endereço MAC ou Ethernet da placa que parou de funcionar. Posteriormente, quando for colocada uma nova placa, esse multiterminal deverá ser cadastrado novamente.

Para carregar a interface do admlocal, deve-se estar logado como admlocal, e entrar Aplicações —> Sistema —> Terminal e digitar

interface-admlocal e dê Enter

Para remover um multiterminal deve-se selecionar, na interface do admlocal, a opção Administrar multiterminais e, em seguida, clicar em OK. Após isso uma nova janela será exibida, na qual deve-se clicar em Remover multiterminal e, posteriormente, clicar em OK.

A seguir, uma nova janela será mostrada exibindo uma lista dos multiterminais que estão cadastrados na servidora. Nesse momento, deve-se ter muita atenção para saber qual o multiterminal a ser selecionado na lista, pois o administrador pode acabar removendo, por engano, um multiterminal que não esteja apresentando problemas e, assim, causar prejuízo aos seus usuários ativos.

Após escolher o multiterminal correto, basta clicar em OK. A seguir, uma pergunta sobre a confirmação da remoção é feita.

Se o administrador estiver convicto da operação, basta confirmar o processo. Depois disso, o multiterminal será removido do sistema, uma mensagem de sucesso será mostrada e o multiterminal que tiver sido removido será automaticamente desligado (caso ele esteja ligado).

Cadastrando um multiterminal

Neste processo o objetivo é cadastrar o multiterminal na servidora. Para isto é necessário identificar o terminal e associar (agregar) cada monitor, teclado e mouse que estejam fisicamente conectados no gabinete do multiterminal, de maneira a constituir os 3 ou 4 pontos de trabalho do multiterminal. Deve-se repetir este processo para todos os monitores/teclados/mouses de uma mesma mesa.

  1. Ligar os quatro monitores;
  2. Ligar o gabinete do multiterminal
  3. Procurar o monitor que esteja exibindo as mensagens de carga do sistema
  4. Continuar com o processo - Teclar ENTER;
  5. Informar a senha do administrador local e teclar ENTER;
  6. Informar o número desejado para o multiterminal.
  7. Neste ponto se inicia o processo de associação dos elementos fisicamente próximos que determinam um ponto de trabalho (monitor/teclado/mouse).
  8. Efetivar o processo de associação - Teclar ENTER;
  9. Indicar o teclado associado ao terminal em uso (aquele que está à sua frente) - Pressionar ENTER no teclado correspondente;
  10. Indicar o mouse associado ao terminal em uso - Pressionar o botão esquerdo do mouse correspondente;

Neste momento está cadastrado o primeiro dos 3 ou 4 pontos de trabalho do multiterminal. Restam os outros na mesma mesa. Repetir o processo enquanto houver monitor no multiterminal sem teclado/mouse associados. Observar que a mensagem pode ocorrer em qualquer monitor não cadastrado.

Voltar ao primeiro monitor quando todos os monitores/teclados/mouses estiverem cadastrados, ler a mensagem e teclar ENTER.

Uma vez instalado um multiterminal, se algum dispositivo USB mudar de conector, o multiterminal deverá ser descadastrado e instalado novamente.

Se algo tiver dado errado, entrar em contato com seu NRE.

43 - 3528 3563

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License